20 agosto 2017

Canavieiras: Moradores Divulgam Manifestação Pela Paz Nas Redes Sociais

Depois dos acontecimentos violentos havidos em nossa outrora pacata cidade, gritos de protestos ecoam pelas ruas, sentimentos de impotência e pedidos de justiça. Alguns tendem a protestar de maneira silenciosa, outros clamam por justiça e organizam manifestação. Mas, será que protestar é a solução?

CANAVIEIRAS PEDE PAZ! Sim, Canavieiras e o Brasil inteiro pedem paz, isso porque, apesar de vivermos numa cidade pequena e outrora pacífica, a violência não é exclusividade nossa. São nesses momentos que afloram uma miscelânea de sentimentos. Raiva e revolta quando entes queridos partem tão cedo, indignação por pessoas honestas e trabalhadoras terem suas vidas ceifadas por bandidos de todas as idades e impotência por não encontrarmos saída para melhorar essa situação. Os sentimentos que emanam das pessoas de bem, ecoam pelas ruas da nossa cidade, outrora tão tranquila. Vivemos a procurar culpados em todos os lugares, queremos alguém para assumir essa responsabilidade, mas, será que a culpa é somente dos outros? De quem é a culpa, afinal? Todos temos nossa parcela de culpa. Somos culpados quando aceitamos calados as coisas acontecerem sem gritar. É nossa quando para economizarmos alguns reais, compramos aquele smartphone de última geração a precinho camarada ou quando vemos um parente sabidamente criminoso ser preso e, ainda assim, culpamos a polícia por prender o marginal. Nossa quando não acompanhamos a rotina diária de nossos filhos, que não trabalham e não perguntamos de onde veio aquela bermuda de marca que ele apareceu usando ou aquele celular top de linha. É nossa que fingimos de desentendidos quando nos falam que o “menino” está servindo de ”aviãozinho” para o tráfico. É nossa quando usamos aquela “maconhazinha recreativa”, de vez em quando, afinal, é uma droga leve. É Nossa quando, nos “paredões” da vida, vemos alguém ao nosso lado “cheirando uma carreirinha de pó" e achamos a coisa mais normal do mundo. Todos erramos e estamos pagando por esse erro. Poderes públicos e população têm sua parcela de culpa e a responsabilidade para mudar essa triste realidade.

Sim, Canavieiras pede paz. E toda tentativa de solução é válida, mas, não serão apenas as manifestações nas vias públicas ou fora delas (na internet), que mudarão o roteiro dessa história dolorida, aliás, manifestações tendem a ser muito bem aproveitadas por politiqueiros de plantão, os mesmos que sabem aproveitar muito bem as dores dos outros e, que mesmo não tendo solução prática para o problema, ainda assim se mostram “indignados”.

Se queremos realmente começar a melhorar nossa cidade, mudemos também nossas posturas e atitudes, deixemos de ser tão inocentes e permissivos, paremos de cair em qualquer lábia politiqueira, elejamos representantes realmente comprometidos, não apenas na esfera municipal. O assunto é sério, urgente e deve ser tratado como tal. Como cidadãos e também parte dessa engrenagem complexa que é nosso sistema de segurança pública, temos que levantar essa bandeira e pedir aos nossos representantes legais aqui no município, os vereadores, que convidem todos os envolvidos diretos e indiretos nesse processo, representantes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Ministério Público, sociedade civil organizada, população em geral, para em uma Audiência Pública, discutirmos esse assunto e buscarmos solução efetiva. Afinal, a segurança pública é sim DEVER DO ESTADO, mas, RESPONSABILIDADE DE TODOS.

Em tempo, me solidarizo com as famílias das vítimas inocentes dos últimos acontecimentos, a exemplo de Neto Dentista e Beleza da Carroça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...