21 fevereiro 2017

Canavieiras: Sargento Vitorino Retira Recurso Contra Vereador Cosme Anão

 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
Venho a público esclarecer e informar a imprensa, políticos e a sociedade canavieirense, que desde o dia 15/12/2016 tramitava na Justiça Eleitoral de Canavieiras, um REQUERIMENTO, documento no qual requeria ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/BA, que comprovasse a CONDIÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO do vereador Cosme Anão.

COM RELAÇÃO AOS FATOS ESCLAREÇO O SEGUINTE:

1- O que a maioria dos eleitores não sabe é que a própria Justiça Eleitoral poderia e deveria requerer tal comprovação, no ato do pedido de registro de candidatura, o que não foi feito no tempo certo, deixando margem para que eu mesmo fosse obrigado a provocar a justiça através do presente requerimento;
2- Muitos eleitores meus e algumas pessoas que votaram em outros candidatos me procuraram, porque, segundo suas próprias palavras: “NÃO SE SENTIAM REPRESENTADOS PELO VEREADOR COSME ANÃO NA CÂMARA DE VEREADORES”. Alguns desses, se prontificaram, inclusive, para entrar com o recurso eles mesmos;
3- Esclareço também que o ato em questão é um DIREITO MEU, solidificado e ratificado nos 423 votos recebidos nas urnas, o que me colocou na condição de primeiro suplente da minha coligação;
4- Nunca convidei ou “briguei” (como alguns disseram) para que o vereador Cosme Anão ficasse no mesmo partido que eu, ao contrário, foi ele quem me procurou, para estar no mesmo grupo que eu estivesse, contrariando, inclusive a vontade de algumas pessoas próximas a mim, que queriam que eu o retirasse do grupo, temendo o resultado que se confirmou nas urnas. Nem por isso o retirei;
5- Nunca usei de má-fé ou desonestidade para com qualquer integrante do meu grupo ou de qualquer outro grupo, ao contrário sempre procurei ajudar a todos, mesmo que fossem concorrentes diretos, fato facilmente comprovado perguntando a qualquer candidato que participou do grupo que eu ajudei organizar;
6- Apesar de o processo ter sido protocolado desde o dia 15/12/16, o vereador Cosme Anão só foi notificado no dia 21/01/17 devido o recesso de fim de ano da Justiça, o que gerou toda essa polêmica;
7- O partido PSDC, que sequer participaria das eleições em 2016, estava esquecido e inativo em Canavieiras e foi, graças a mim e ao vereador Ricardo Dantas, além de Maristela Belém, Wilson da Pax, Professora Rosemeire, Michael Platini e Cosme Anão, que o partido tomou corpo e tornou-se o grande vencedor dessas eleições tendo alcançado o maior número de votos nominais dentre todos os partidos que participaram do pleito - 1840 votos, mesmo contando com apenas 07 candidatos - elegendo dois vereadores e ficando à frente de legendas e líderes tradicionais da cidade, fato que, tenho certeza, contribuiu para que minha presença fosse incômoda para alguns;
8- As informações veiculadas nas mídias sociais (WhatsApp e Facebook) foram exploradas, principalmente, por alguns “politiqueiros” profissionais e velhos fofoqueiros políticos conhecidos da cidade, que tiveram o único intuito de tentar denegrir a minha imagem pessoal e política. Isso também foi tentado por um veterano vereador que, usando sua conta pessoal do facebook, tentou manipular a opinião pública (não deu certo). Mas, entendo bem isso, sei que minha presença na Câmara de Vereadores, seria indigesta para alguns contumazes viventes do dinheiro público;
9- Não quero, nunca pedi, nem aceitaria, nenhuma vantagem ou emprego da parte do vereador Cosme Anão, pois, nunca vivi da política e muito menos pretendo fazer dela meu “ganha pão”;
10- Tenho 23 anos de serviços prestados em emprego público, quase que em sua totalidade aqui na cidade de Canavieiras e minhas ações falam por mim, nunca me envolvi em nenhum ato de corrupção. Quem me conhece sabe da minha integridade;

FATO SUPERADO:

O fato foi totalmente superado na última quinta-feira (09/02), quando após conversar com familiares e algumas pessoas bem próximas a mim, tomei a iniciativa de telefonar para o assessor pessoal do vereador Cosme Anão, o senhor Cleri, convidando-os para uma reunião, o que de pronto foi aceito por eles.
Nessa reunião, que aconteceu em minha residência e contou com a presença do próprio vereador, de seu assessor e do amigo-irmão Toinho, informei da decisão que já tinha tomado em RETIRAR A AÇÃO contra o vereador junto à Justiça Eleitoral. O pedido já foi devidamente protocolado no cartório do TRE em Canavieiras.
Primei minha decisão basicamente em meus princípios cristãos, morais e éticos. Me coloquei na posição da pessoa do vereador Cosme. Tentei imaginar a pressão pela qual o mesmo estava passando, mesmo sabendo que era um direito meu o pedido da comprovação da alfabetização dele, sabendo também que teria totais condições em sair vencedor nessa peleja, RESOLVI, RETIRAR A AÇÃO POR UMA QUESTÃO DE HUMANIDADE E SOMENTE POR ISSO.
Sei que muitos continuarão atirando pedras, é muito fácil difundir boatos e mentiras. O que importa é minha consciência e estou totalmente em paz comigo e com Deus.
Após a conversa com o vereador legítimo e eleito, percebi que a decisão desse momento foi a mais acertada. Me convenci que havia tomado a decisão errada naquele momento quando entrei com o recurso, não por duvidar que sairia vencedor (estou convicto do resultado), isso não convém comentar nessa hora, mas, puramente pelo mal que poderia estar fazendo a outro ser humano, o que não é do meu perfil.
Diferente do que pensam algumas pessoas negativas que fazem questão de espalhar de maneira irresponsável e leviana boatos tendenciosos, não sou invejoso, tampouco ganancioso.
Quero deixar claro que o vereador Cosme AINDA NÃO FEZ O TESTE E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO FOI APROVADO.
O recurso seria julgado no TRE, em Salvador e não aqui em Canavieiras, ainda não foi enviado para a capital do estado. Tanto eu quanto o vereador Cosme sabemos as reais chances de cada um em sair vencedor nesse teste.
Fato é, que o recurso foi RETIRADO e no que depender de mim, Sargento Vitorino, o mandato para o qual o vereador Cosme Anão foi legitimamente eleito, será exercido de maneira integral durante os quatro anos naquela Câmara de Vereadores, fazendo cumprir a vontade de Deus e do povo.
Desejo a Cosme toda sorte do mundo e que suas decisões sejam pautadas no senso de justiça, moral e ética. Torço para que ele contradiga o que muitos falam a seu respeito e não seja manipulado por aproveitadores, que sei, já existem aos montes ao seu derredor.
Que Deus continue a nos abençoar.
SARGENTO VITORINO
Moralidade, seriedade e compromisso!

8 comentários:

  1. Não espere aplausos... cada um só da o que tem. E infelizmente atos de tamanha nobreza tendem a ser deturpados ou menosprezados. Ainda assim... ter paz consigo mesmo é um privilégio de poucos. Vc me representa sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, de coração. Realmente, não estou esperando aplausos apenas fiz o que achei certo. Me sinto muito honrado em saber que te represento! Que Deus nos abençoe!

      Excluir
  2. Evaldo Francisco Souza21 de fevereiro de 2017 às 07:28

    Parabéns pelo seu ato de ajudar esse rapaz que merece muito? Eu te admiro muito pelo profissional que é e como amigo sempre ajudando o próximo um abraço meu amigo que Deus abençoe vc e sua família sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, Evaldo... Muito obrigado pelas palavras e pelo apoio. Que Deus abençoe grandemente você e sua família também.

      Excluir
  3. Isso ai vitorino.. Isso mostra seu caracter e humanidade para aqueles que n te conhecem bem. Errar e saber reconhecer e corrigir sao pra poucos.. Deus te ilumine a vc e sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu amigo. Que bom que pude repensar e agir não somente com a razão. Que Deus esteja contigo e com sua família também!

      Excluir

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...