28 dezembro 2016

Canavieiras: Por Que Tanto Interesse Na Presidência Da Câmara De Vereadores Esse Ano?

Poucas foram as vezes que se viu tanto interesse numa eleição de Câmara como nesse início de ano legislativo. Nos bastidores, as movimentações envolvem pequenos e grandes políticos locais, novos e velhos vereadores, além de lideranças dos mais diversos grupos. Até o momento três nomes se destacam nas articulações e intenção de gerir a Casa do Povo nos próximo biênio (2017/2018), são eles o vereador reeleito Nilton Nascimento, PSD, o recém retornado à Casa vereador Paulo Carvalho, do PTB e o novato vereador Ricardo Dantas, do PSDC, pelo menos outros dois candidatos correm por fora.

Além da importância natural, da honra e do status  que o cargo pode trazer, outros detalhes não conhecidos pela população em geral, servem de combustível para movimentar todas essas engrenagens do poder que estão em pleno funcionamento. As articulações estão a todo vapor. .

Outro ponto importantíssimo que tanto os eleitores quanto alguns vereadores, principalmente os novos, devem levar em conta, antes de votar é saber que o próximo Presidente da Câmara, terá o dever Constitucional de substituir o Prefeito, num eventual caso de cassação de diploma, e deverá preparar a cidade para uma nova eleição, isso pelo período de 90 dias. Isso por conta da indefinição que ainda há com relação ao prefeito eleito, devido a desaprovação de suas contas de campanha, que poderá ser alvo de processo eleitoral por parte do Ministério Público e de outros interessados. 

Uma eleição tão corriqueira de Presidente de Mesa Diretora da Câmara, que ocorre a cada dois anos e que apesar de aguçar o interesse de alguns outrora, dessa vez tem temperos muito mais picantes, pois, o gestor que sair vitorioso dessa disputa terá a sua disposição uma responsabilidade mensal de cerca de R$ 160.000,00 mas, poderá passar a gerir uma singela quantia de cerca de R$ 5.000.000,00 que terá a sua disposição mensalmente, enquanto no comando do município.  

Mas, por que tanto interesse na Presidência da Mesa Diretora nesse ano? Será "apenas" sede pelo poder? Ou terão outros "interesses" por trás desso ato? Os únicos com legitimidade para responderem as perguntas acima são os próprios envolvidos no ato, com a palavra os vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...