28 fevereiro 2014

Morte De Jornalista Segue Sem Esclarecimento

O assassinato do radialista e jornalista Geolino Xavier Lopes, o “Gel Lopes”, de 44 anos, diretor e editor do site Portal N3, na noite de quinta-feira, no interior do seu veículo, no bairro Bela Vista, em Teixeira de Freitas, mudou a rotina das autoridades em plena véspera de carnaval, quando toda estrutura das polícias está voltada para as cidades do litoral.

A namorada do jornalista, Daniele Ferreira dos Santos, de 25 anos, acabou ferida na perna direita por um projétil de arma de fogo, mas não consegue colaborar com as autoridades porque ela estava no banco traseiro e tudo aconteceu muito rápido e nada pode visualizar.

Veja mais: 

O delegado Kleber Gonçalves passou a madrugada ouvindo pessoas que testemunharam direta ou indiretamente a ação e também as últimas pessoas que falaram com o jornalista pelo telefone celular. Uma testemunha anotou a placa do veículo que carregava os quatro homens, inclusive o atirador que acertou fatalmente o jornalista Gel Lopes, mas a revelação da placa é ainda mantida em sigilo pela polícia.

O delegado Marcus Vinicius, chefe da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, acompanhou pessoalmente os procedimentos desde o momento da ‘perícia de local de crime’ e informou que montou uma equipe desde o primeiro momento em parceria com o comando do 13º BPM, objetivando buscar esclarecimentos sobre o fato para se conseguir chegar à motivação e, principalmente, aos autores.

No momento do crime, o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente-coronel Paulo Silveira, se encontrava em Caravelas deflagrando a Operação Carnaval no primeiro dia de festa da cidade e tão logo foi comunicado, se deslocou para Teixeira de Freitas, onde também designou uma equipe para realizar missões com a finalidade de buscar uma resposta ao assassinato do jornalista Gel Lopes.

Cremação


O corpo de Gel Lopes está sendo velado em Santo Antônio, onde o jornalista nasceu, se criou e residia até os dias atuais. Depois, será velado em Teixeira de Freitas. O filho da vítima, Joris Xavier Bento, que também é jornalista por formação, disse na madrugada desta sexta-feira, 28, que o corpo do seu pai, após receber todas as honras merecidas, será encaminhando para o crematório, atendendo a um desejo dele em vida, que queria ser cremado quando morresse e que as cinzas fossem metade jogada no jardim do distrito de Santo Antônio, e a outra metade no mar. A cremação deve acontecer em Teófilo-Otoni (MG), e depois as cinzas serão entregues aos familiares. (radar64)

Jornalista É Morto A Tiros Em Teixeira De Freitas


O jornalista e radialista Geolino Lopes Xavier, conhecido como Gel Lopes, 44 anos, foi morto a tiros, por volta das 21 horas de ontem, no centro de Teixeira de Freitas, por homens não identificados que estavam a bordo de um veículo Corolla, prata, de placas não anotadas. A vítima era um dos diretores do portal N3 e foi morta no interior de seu veículo, o Voyage, verde, placa NCL-4454, plotado com a marca do canal de informações.




O crime aconteceu na Rua da Saudade, pouco depois da vítima deixar um popular ponto de venda de churrasquinho na companhia do colega Djalma Ferreira. Este foi deixado em casa e momento depois de descer do veículo ouviu os disparos e retornou a ponto de ver o veículo dos assassinos se deslocar em alta velocidade.
Radialista desde 1989, apresentador de TV, ex-vereador do município de Teixeira de Freitas, entre 2004 a 2008 e Gel Lopes era recém formado em Jornalismo pela Fasp. Segundo o jornalista Athylla Borborema, o jornalista era pré-candidato a deputado federal pelo PL.

O jornalista era casado e pai de um filho, o também jornalista Joris Xavier Bento com o qual concluiu os estudos em Jornalismo.


Veja também: 
Morte de jornalista segue sem esclarecimento
De tocaia: COE está pronta para receber  o PCC
Comerciante assassinado a tiros em Canavieiras

Policiais civis da Delegacia Regional de Teixeira de Freitas estiveram no local e iniciaram as investigações, mas o motivo do crime não foi esclarecido até o momento. Com informações do site Vermelhinhoba.



 

27 fevereiro 2014

De tocaia: COE Está Pronta Para Receber O PCC


SÃO PAULO – Uma equipe de 15 homens do Comando de Operações Especiais (COE) com seis atiradores de elite está de tocaia na mata ao redor da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no oeste paulista, à espera da tropa do Primeiro Comando da Capital (PCC) que planeja resgatar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e outros três líderes da facção. Eles podem até derrubar aeronaves que se aproximarem da prisão.
Os atiradores – chamados de snipers – têm fuzis de calibre 5,56 mm. Eles estariam ainda com um fuzil calibre .50. O armamento é suficiente para abater o helicóptero que tentar retirar os bandidos da prisão.

Os homens do COE foram deslocados da capital para o interior. Em 2011, quando outra tentativa de resgate de presos foi descoberta, a cúpula da Segurança Pública decidiu então mandar para a cidade os homens das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), cuja presença ostensiva servia para dissuadir ações dos criminosos na região.


Veja também: 


Nesta quinta-feira, 27, a cúpula da Segurança deveria se reunir para analisar a situação. Participariam do encontro os secretários da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Também deveriam estar presentes o comandante-geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Blazeck, e o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Wagner Giudice.

Eles decidiriam quais os próximos passos da polícia para tentar desarticular o plano dos criminosos. Uma das medidas possíveis seria pedir à Justiça o isolamento de Marcola e dos demais envolvidos no plano de fuga no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), da Penitenciária de Presidente Bernardes.

Um dos problemas enfrentados pelos envolvidos na investigação é o risco de o PCC tentar usar no resgate pilotos de helicóptero sequestrados em São Paulo ou em Curitiba. Essa alternativa foi identificada pelos integrantes da inteligência policial durante as interceptações telefônicas.
No começo de seu planejamento, a organização criminosa havia optado por treinar três de seus integrantes, financiando um curso de pilotagem de helicóptero para seus soldados. Mas os criminosos enfrentaram alguns contratempos, como a dificuldade de aprender a pilotar diferentes aeronaves e a prisão do professor que ensinava seus homens no Campo de Marte. Assim, a facção começou a cogitar a usar pilotos sequestrados na ação, que seriam feitos reféns e obrigados a levar a tropa de assalto da facção até o presídio, no interior.

Um desses voos foi fotografado pelos agentes da polícia em 29 de novembro do ano passado. O suspeito Márcio Geraldo Alves Ferreira, o Buda, foi quem contratou o voo panorâmico em São Paulo para testar o esquema – ele fez isso duas vezes, segundo a polícia, naquele mês.

No dia 6 deste mês, por exemplo, os criminosos agendaram mais um voo de helicóptero para testar o esquema. O serviço foi feito por uma mulher. No dia 8, outro helicóptero foi alugado para simular voos até as cidades de Porto Rico e de Loanda, ambas na região de Maringá, no interior do Paraná. Um inquérito foi aberto pelo Deic sobre o caso. (Estadão).


Descoberto plano do PCC para resgatar Marcola De Penitenciária

Reportagem exibida no SBT Brasil na noite desta quarta-feira (26) mostrou que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) tem um plano ousado de resgate do traficante Marcola e mais três comparsas, presos na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Dois helicópteros blindados e um avião seriam usados na ação. Resgatados, eles seriam levados para o Paraguai.
O plano consta em um relatório secreto da inteligência da polícia e do Ministério Público de São Paulo. Policiais e promotores acompanharam por quase um ano todo o planejamento da facção e não faltam provas de que o crime organizado tem coragem e dinheiro para a fuga.

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola
Escutas revelaram que três integrantes da facção fizeram um curso de pilotagem em 2013 no Aeroporto do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Um dos professores dos criminosos era, segundo o relatório, Alexandre José de Oliveira Junior, copiloto do helicóptero do deputado federal Gustavo Perrella (SDD-MG), preso por transportar mais de 400 kg de cocaína em novembro do ano passado.
Os presos fugiriam para o Paraguai, onde, segundo a polícia, está o suposto gerente de Marcola, o Funinho, que seria o responsável por conseguir o avião que seria usado na parte final do resgate. O suspeito fez uma viagem de teste do Paraguai até o aeroporto de Loanda (PR) há menos de 20 dias.
Segundo a polícia, quatro integrantes da facção foram destacados para o planejamento na rua. Um deles fez um estudo sobre como roubar dois helicópteros para a missão.
O plano começou a ser montado pela facção criminosa em janeiro do ano passado, em uma base montada na cidade de Porto Rico, no Paraná.
Leia também:
COE está pronta para receber o PCC

A segurança no presídio foi reforçada e policiais de grupos de elite fazem rondas permanentes em torno do local. As investigações já apontaram que o plano do PCC está pronto para ser executado a qualquer momento. Com informações do site policialbr.

Canavieirense Tem Carro Roubado Na BR 101

Aeróbica é irmão da vítima e
dono da Barraca do Aeróbica
na Praça Maçônica
O canavieirense Sérgio Murilo Santos Nascimento Santana, 40 anos, teve seu carro roubado por dois elementos armados, enquanto trafegava na rodovia BR 101, na noite desta quarta-feira, por volta das 19 h, na cidade de Ubaitaba. 

O comerciante foi rendido pelos elementos que anunciaram o assalto, próximo ao trevo, fazendo com que o condutor descesse do veículo às margens da rodovia, levando com eles o carro do mesmo, uma caminhonete S10 branca, placa policial JRY 0133 - Canavieiras- BA.




Leia também:
Polícia Militar prende suspeitos de matar comerciante
Comerciante executado a tiros em Canavieiras

Os bandidos foram interceptados na cidade de Gandu, quando se envolveram em um acidente de trânsito com uma carreta, durante a fuga. Após o acidente, os meliantes, já em número de quatro homens, novamente empreenderam fuga com o veículo, mas com a aproximação de uma guarnição da 60ª CIPM/Gandu, abandonaram o carro e se embrenharam pela mata. Os policiais de Gandu, ainda tentaram prender os quatro indivíduos, mas não obtiveram êxito na prisão.

Sérgio Murilo é irmão do comerciante conhecido por Aeróbica, que mantém uma barraca nas proximidades da praça Maçônica, a vítima passa bem e registrou o fato na delegacia de Ubaitaba.

26 fevereiro 2014

Sest Senat vai garantir a primeira habilitação a 50 mil jovens de baixa renda


Para suprir o déficit de profissionais no mercado de trabalho do setor de transporte, o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade, autorizou o desenvolvimento do projeto Primeira Habilitação para o Transporte, de âmbito nacional, e que vai fornecer, de maneira gratuita, a primeira habilitação a 50 mil jovens em todo o Brasil.
O projeto, que será realizado pelo Sest Senat, prevê o custeio de todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B. Para a seleção dos jovens, o Sest Senat utilizará as suas unidades de atendimento, os sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros.
“Essa iniciativa do Sest Senat pretende atender uma demanda do mercado de transporte. Nos últimos anos, as empresas estão tendo dificuldades em contratar profissionais, e a nossa ideia é suprir essa carência. Além disso, com a gratuidade da formação e da CNH, também garantimos ao jovem uma profissão, e cumprimos com os nossos objetivos institucionais de desenvolvimento profissional e social”, afirma o presidente do Sest Senat e da CNT, senador Clésio Andrade.

Quais são os pré-requisitos para participar?

Para participar do projeto, é preciso ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade ou documento equivalente, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de 100 unidades do Sest Senat e assinar um contrato de adesão, em que assume o compromisso para se engajar no setor de transporte.

Como participar?

Todos os interessados em participar do programa podem obter informações pelo telefone 0800 728 2891 e realizar a pré-inscrição pelo formulário na Internet.
O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas.
Os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo. 



25 fevereiro 2014

PM de Una prende meliante do raio A


O indivíduo Rafael Silva Costa, vulgo Da Cruz Matador, 28 anos, estava em companhia de Marcio Neves Santos, vulgo Marcio de Tanda, 39 anos, no bairro da Usina, supostamente fazendo entrega de drogas ao traficante de alcunha Danilo de Matildes.


 Ao perceber a presença da PM Marcio de Tanda tentou evadir-se, em seu veículo GOL/VW, Placa policial NYK-2248 (Una-Bahia) mais foi alcançado pela guarnição, ele resistiu a prisão ao ponto dela não se consumar, porém seu comparsa foi preso e encaminhado ao plantão da 7ª COORPIN/Ilhéus.

Da Cruz Matador é uma elemento de alta periculosidade e pertence ao grupo do traficante de alcunha Marcelo Bola. Há informações de mandado de prisão preventiva contra o mesmo. Com a dupla os policiais encontraram um pacote de maconha e dinheiro trocado no valor de aproximados R$ 1.168,40.


A prisão ocorreu, na noite de ontem, por volta das 22h10. Marcio ainda tentou ser atendido no plantão do Hospital Municipal Frei Silvério, porém evadiu-se ao perceber que a viatura da PM se deslocava àquele nosocômio.





Fonte: blog unanamidia

Canavieiras: PM Prende Suspeitos De Matar Comerciante


Uma guarnição da 71ª CIPM/Canavieiras, composta pelo Asp PM Carvalho, CB PM Paulo Bento, SD PM Crispiniano, com o apoio do PETO, prenderam na madrugada desta terça-feira 25, dois suspeitos de assassinarem o comerciante Rangel da Conceição Carvalho, 49 anos, morto com três tiros calibre 38, um no peito outro nas costas e na mão.

O assassinato ocorreu por volta das 21:50 h, da mesma noite, dentro da mercearia da vitima, que fica localizado na rua Enelzita Matos, do Bairro Sócrates Resende, zona norte da cidade, a dupla chegou a pés e, encapuzados foram logo disparando contra o comerciante, que não teve chance de defesa.

Canavieiras: Assassino de cunhado de PM morre em confronto com a policia

No momento dos disparos, Rangel estava na companhia do filho que viu tudo, mas nada pode fazer e por pouco também não foi atingido pelos disparos, ele ainda foi socorrido por uma ambulância, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu ao dar entrada no Hospital Municipal Régis Pacheco.

Testemunhas dão conta que o elemento de cabelos compridos esteve na mercearia, por duas vezes, antes do crime, sendo uma à tarde, voltando por volta das 20h, com a desculpa de comprar cigarros.

Os suspeitos que já estão presos, foram identificados como sendo, Isaias Oliveira da Silva, 29 anos, da cidade de Camacan, e Wallas Silva dos Santos, 20 anos, de Porto Seguro. A polícia chegou aos dois acusados após populares terem denunciado dois elementos em atitude suspeita numa moto amarela, circulando pelo bairro Tancredão.

Os dois homens estavam escondidos em uma casa localizada na rua João Panã, mais precisamente no prolongamento conhecido por “rabo do jacaré”, estes tinham a companhia de duas mulheres, uma conhecida por “Mari”, moradora da casa, que dava cobertura aos criminosos, e outra de pré-nome Janine. Juntamente com os quatro indivíduos a PM encontrou, roupas molhadas (reconhecidas pelo filho da vítima), possívelmente as que os assassinos usaram para praticar o crime, além de uma quantidade de maconha prensada, o que leva a crer que a casa onde os bandidos estavam funcionava como “boca de fumo”, além de uma moto Honda CG 150, amarela, placa policial OLD 2650 – Ibicaraí – BA, possivelmente produto de roubo.

Um fato que chama a atenção dos policiais é que dos fundos da casa onde os meliantes foram encontrados dá para ver a mercearia da vítima, bastando apenas atravessar a pista do aeroporto e uma vala para ter acesso ao local.

A policia não descarta a hipótese de execução, devido a maneira como o crime foi realizado.




Moto usada pelos suspeitos (foto: istoenoticia)
A vítima era comerciante no Sócrates (foto: istoenoticia)
Fonte: istoenoticia

24 fevereiro 2014

Comerciante executado a tiros em Canavieiras



Por volta das 21:50h desta segunda-feira (24), o comerciante de nome Rangel da Conceição Carvalho, 49 anos, morador do bairro Sócrates Resende, foi alvejado com pelo menos três disparos de arma de fogo enquanto atendia em seu estabelecimento comercial. Testemunhas informaram à polícia que Rangel atendia um cliente em sua mercearia que fica na rua Henelzita Matos, daquela localidade, quando elementos armados adentraram em seu comércio e efetuaram pelo menos cinco vezes em direção ao comerciante, fugindo logo em seguida, em direção ao aeroporto.

De acordo com as testemunhas, os assassinos não anunciaram assalto, simplesmente chegaram e dispararam várias vezes contra Rangel, que ainda chegou ser socorrido ao Hospital Municipal, porém, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

Os tiros atingiram principalmente a região torácica da vítima.

Populares informaram à polícia que os indivíduos chegaram encapuzados e correndo ao local, sendo um deles magro e alto. Também disseram que Rangel tinha por hábito permanecer com seu comércio aberto até altas horas da madrugada, mesmo estando localizado numa área onde os índices de violência são muito altos.

Cabe agora à Polícia Civil investigar qual a real motivação do crime, uma vez que, aparentemente, nada foi roubado e sequer, foi anunciado assalto. A polícia trabalha com a hipótese de execução.

23 fevereiro 2014

Casal de Eunápolis executado em Trancoso




Foram enterrado na manhã deste domingo, 23 de fevereiro em Eunápolis, o pedreiro Valdeni Almeida Silva, 43 anos e a sua mulher Josciara Silva Morais, 34. O casal foi encontrado morto em uma casa abandonada em Sapirara, zona rural de Trancoso, distrito de Porto Seguro, na manhã de sábado, 22 de fevereiro.
A causa da morte, de acordo com a perícia, foi anemia aguda, provocada por tiros. O crime, ainda segundo os peritos, pode ter ocorrido por volta de 1 hora da madrugada. A arma utilizada foi uma pistola nove milímetros.
A Polícia Militar informou que Valdeni e Josciara estavam em Trancoso há alguns anos, mas não residiam no local onde foram assassinados. Os investigadores suspeitam que os dois tenham sido levados ao local e executados. Não sabe ainda se eles foram pegos em casa ou na rua.
Um familiar de Valdeni declarou para a polícia que ele vinha recebendo ameaças. A motivação do duplo homicídio é apurada.
Os corpos de Valdeni e Josciara, que deixam filhos pequenos, estão sendo velados nos bairros Rosa Neto e Sapucaieira, zona norte de Eunápolis.


Fonte: SulBahia News

Operação Policial Termina Com Nove Assaltantes Mortos


  

Uma operação conjunta das Polícias Civil de Minas e São Paulo terminou com nove assaltantes de banco mortos em Itamonte, no Sul de Minas. Os criminosos faziam parte do que a Polícia Civil chama de uma das mais perigosas quadrilhas especializada em explosões a caixas eletrônicos atuante nas divisas de Minas, Rio e São Paulo.
Pelo menos 15 homens em sete carros chegaram fortemente armados à cidade, prontos para realizar assaltos nos bancos locais. Segundo a Polícia Civil, além disso os suspeitos também pretendiam dominar o batalhão da Polícia Militar na cidade. “Essas foi uma operação exitosa que certamente tirou de circulação uma importante quadrilha de arrombamentos, responsável por ocorrências no Sul de Minas e São Paulo”, afirma o chefe do Departamento da Polícia Civil de Pouso Alegre, João Eusébio.



A quadrilha era monitorada há cerca de oito meses. Segundo o delegado, o alvo da madrugada era apenas a cidade de Itamonte, mas o grupo já chegou a agir em outras cidades da região.

Ciente dos novos planos, a corporação, com o apoio da PM e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aguardou a chegada da quadrilha na cidade. O grupo chegou a explodir um caixa eletrônico na praça da cidade antes de ser surpreendido pelos policiais. No local houve uma troca de tiros e cinco membros da quadrilha foram mortos.



Um grupo conseguiu escapar e seguiu em direção à BR-354 onde uma barreira já havia sido formada, fechando a rodovia. Em uma nova troca de tiros, mais quatro homens foram mortos. Outros três suspeitos ficaram feridos e foram levados para o hospital de São Lourenço, onde um policial civil baleado no braço também foi atendido.

Mais dois membros da quadrilha foram presos em São Paulo, após terem fugido do local, e um permanece foragido. Um deles foi encontrado Arujá, no interior paulista, com a bandeja de dinheiro obtida do caixa eletrônico explodido. O outro suspeito foi encontrado em Guaratinguetá.

Além dos membros da quadrilha, a operação também apreendeu três escopetas, cinco fuzis, três revólveres calibre 38, sete pistolas 9 mm e .40, seis bananas de dinamites e duas máscaras.

Segundo a Polícia Civil, os setores de inteligência das corporações mineiras e paulistas já monitoravam a quadrilha há meses. Mais de 80 policiais de Minas e São Paulo participaram da operação, além dos homens da PRF e PM.    





Fonte: O Estado De Minas

22 fevereiro 2014

Governador Frustra PM Que Promete Lotar A Assembléia Geral Conjunta


Era aguardado com ansiedade o resultado da reunião de hoje 21, na qual mais de 30 mil policiais baianos esperavam que trabalhariam o carnaval com a certeza da tão Falada Modernização da PM, mas o Governador do Estado frustrou a todos e pediu mais prazo apara avaliar as propostas que foram feitas pelas associações de oficiais e praças.

O coordenador da ASPRA o Vereador Soldado Prisco disse que “durante a reunião de hoje pela manhã, na Governadoria, CAB, o governador Jacques Wagner solicitou prazo de até o próximo 10 de abril para responder as propostas da categoria”. Ainda segundo o Soldado “A assembleia geral no próximo 21 de março está mantida e tudo isso só serve para intensificar nossa luta e busca por melhorias para a tropa”, avaliou.

O que se vê nas redes sociais são milhares de policiais insatisfeitos, quer seja pelas baixas diárias de carnaval, quer seja por esse ato do Governador que fez com que os policiais perdessem qualquer credibilidade depositada nesse governo.“Esse governo só entende a linguagem da força”, “ele que não pague para ver, a copa vem ai”, ”já vi esse filme em 2012″, “ele não perde por esperar…” essas são algumas declarações de policiais que prometem lotar a assembléia geral de hoje há um mês exatamente. Com informações blog augusto júnior.

Governador homenageia tenente filho de Canavieiras

Oficial honrado que não esquece as origens e
goza do respeito e admiração dos Praças da 71ª CIPM

O 1.º Tenente PM João Carlos Silva Barbosa recebeu do governador Jaques Wagner a medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, pelo bons serviços prestados ao estado da Bahia. O premio foi publicado no Diário Oficial do Estado de 15 e 16 de fevereiro.

O 1.º Ten. PM João Carlos, que é filho de Canavieiras, dedicou parte de sua vida profissional ao município de Una, onde desde 1991 até o ano de 2010 prestou serviço tanto a PM quanto a Polícia Civil. Onde exerceu, enquanto Sargento, a função de Comandante do antigo Destacamento daquela cidade, para, depois ser nomeado Delegado de Polícia e, posteriormente assumiu, já na função de Tenente PM, o cargo de comandante do Pelotão, por cinco anos.

Hoje, o 1º Ten PM João Carlos, que está lotado na 71ª CIPM/Canavieiras, vive a expectativa de duas novas e merecidas vitórias em sua carreira: a promoção ao posto de Capitão PM, que não deve tardar e a tão sonhada reserva remunerada, um prêmio incomensurável nessa caminhada árdua, perigosa e estressante, que é a profissão de Policial Militar. Com informações do blog unanamidia.



21 fevereiro 2014

Canavieiras: Assassino de cunhado de PM morre em confronto com a policia



As polícias civil e militar realizaram na manhã desta sexta-feira (21), em Camacan, uma grande operação, denominada "Cabruca". De acordo com Evy Paternostro, delegado coordenador da 6ª Coorpin, o objetivo é combater o trafico de drogas na região.

Uma grande quantidade de entorpecentes foi apreendida e pelo menos oito pessoas foram presas. Cerca de 20 viaturas e 50 policiais participaram das diligências.

Já no período da tarde, dois homens armados morreram em confronto com a polícia durante a operação, um deles é suspeito de homicídio, o indivíduo era conhecido por "Marquito" e era da cidade de Canavieiras. Ele foi apontado como principal suspeito de ter atirado e tirado a vida do autônomo Múrcio Guedes.

Múrcio era cunhado de policial militar e tratava-se de uma pessoa muito querida da cidade de Canavieiras. Desde a morte de Múrcio, que o marginal “Marquito”, vivia em contantes fugas pelas cidades da região, sempre com a PM em seu encalço, já haviam informações de que este havia se homiziado nas cidades de Santa Luzia e Una, sendo que nessa última, foi apontado como autor de pelo menos três assaltos à mão armada, um no centro da cidade e dois no distrito de Colônia, quando foi cercado por uma guarnição da PM local, mas conseguiu empreender fuga. Desta vez, encontrou o destino que tanto procurava... O segundo indivíduo baleado ainda não foi identificado, sabe-se apenas ser da cidade de Itabuna.







Na ação, um policial militar também sofreu ferimento à bala, mas, felizmente, superficial.

Foram presos Lindiene de Jesus Oliveira, 34 anos, Ivoneide Santos Mendes, 28 anos, Arionaldo Santos de Jesus, Roniere Santos Ribeiro Leal, 21 anos, Mateus Costa Nascimento, 18 anos, Fredson de Jesus Bispo, 21 anos, Luan Sidnei Rios de Oliveira, 18 anos e uma menor grávida.
O elemento de nome Frédson, foi o mesmo que, juntamente com o comparsa de pré-nome Clayton, aterrorizou a cidade de Canavieiras numa onda de assaltos, no ano passado. Os alvos principais eram os postos de combustíveis e farmácias. Na época foram identificados através das câmeras de monitoramento dos estabelecimentos e presos pela PM, mas, infelizmente, por entendimento da justiça, liberados por falta de provas. Será que pelo menos dessa vez, esse marginal ficará recolhido no lugar onde ele realmente merece ficar – atrás das grades?
Frédson 

Frédson é suspeito de vários assaltos em Canavieiras

20 fevereiro 2014

Prefeito de Canavieiras sofre derrota no TSE

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, sofreu uma contundente derrota no TSE, o Ministro Dias Toffoli monocraticamente negou provimento a um recurso interposto por seus advogados num processo que corre na Justiça Eleitoral, movido pelo Partido Popular Socialista, através de seu Diretório Municipal, contra sua diplomação ao cargo de Prefeito. Agora o processo será decidido pelo Colegiado do TSE. Veja abaixo, na íntegra como o Ministro julgou:


"DECISÃO

O Partido Popular Socialista (PPS) - Municipal interpôs recurso contra expedição de diploma em desfavor de Antônio Almir Santana Melo, eleito prefeito, no pleito de 2012, pelo Município de Canavieiras/BA, tendo em vista a inelegibilidade superveniente decorrente do trânsito em julgado de decisão do STF que manteve o decisum do TCU referente à rejeição de contas do ora agravante (art. 262, I, do Código Eleitoral).



O Tribunal a quo acolheu parcialmente a preliminar de litisconsórcio passivo necessário suscitada por Antônio Almir Santana Melo, para reconhecer a necessidade de citação do vice-prefeito, declarar a invalidade de todos os atos processuais praticados sem a participação do vice-prefeito e determinar sua inclusão no feito, afastando a incidência do instituto da decadência, em acórdão cuja ementa é a seguinte (fl. 368):

Recurso contra expedição de diploma. Necessidade de formação de litisconsórcio com o candidato ao cargo de vice-prefeito. Falha sanável. Aplicação da norma contida no parágrafo único do art. 47 do CPC. Ausência de inércia. Não configuração da decadência. Retorno dos autos ao juízo a quo para notificação do vice-prefeito. Constatada a falha consistente na falta de integração, ao processo, de pessoa que deveria dele participar, deve ser pronunciada a invalidade de todos os atos praticados junto ao juízo de primeiro grau dos quais deveria ter participado o litisconsorte necessário, com o consequente retorno dos autos para o juízo a quo, para que ordene a intimação da parte autora a fim de promover, no prazo que lhe for assinado, a necessária inclusão, requerendo a sua notificação para apresentar contrarrazões ao RCED.

Antônio Almir Santana Melo então interpôs recurso especial (fls. 398-406), no qual suscitaram violação aos arts. 262 do Código Eleitoral; 207 do Código Civil; e 47 do CPC, além de caracterização de divergência jurisprudencial. Alegou, em síntese, que:

a) "o TRE/BA, data venia, laborou em erro ao enfrentar a preliminar suscitada pelo recorrente e determinar o retorno dos autos ao juízo de origem para regularizar o vício insanável consistente na impossibilidade de se incluir, na lide, a vice-prefeita, pois, como se sabe, o prazo para interposição do RCED é decadencial e, se possível, a regularização somente é possível dentro do aludido prazo" (fl. 401); e

b) ao deixar de reconhecer a decadência do direito de agir, o acórdão regional divergiu da jurisprudência consolidada pelo TSE.




A presidente do Tribunal de origem determinou a retenção do recurso especial, com fundamento no art. 542, § 3°, do CPC (fls. 408-410).

Daí o presente agravo de instrumento (fls. 429-441), no qual o agravante impugna o fundamento da decisão agravada e reitera as razões do recurso especial.

O Partido Popular Socialista (PPS) - Municipal apresentou contrarrazões ao agravo intempestivamente, aduzindo que o recurso especial deveria ficar retido nos autos para posterior análise em momento oportuno, ante a ausência de urgência capaz de justificar seu processamento (fls. 447-458).

A Procuradoria-Geral Eleitoral manifestou-se pelo conhecimento e provimento do agravo e do recurso especial, para extinguir o processo pela decadência, com base no art. 269, IV, do CPC (fls. 463-467).

É o relatório.

Decido.

O agravo não merece prosperar.

A jurisprudência atual deste Tribunal Superior Eleitoral adota o entendimento de que as decisões incidentais ou sem caráter definitivo são irrecorríveis, ficando os eventuais inconformismos surgidos para posterior manifestação em recurso contra a decisão final do processo quando oportunamente reiteradas. Nesse sentido:

Agravo regimental. Ação cautelar.

1. A atual jurisprudência desta Corte é no sentido de que as decisões interlocutórias ou não definitivas proferidas nos feitos eleitorais não são, de imediato, impugnáveis mediante recurso.

[...]

(AgR-AC nº 48307/RR, rel. Min. Arnaldo Versiani, DJe de 17.10.2012); e

RECURSO ESPECIAL - ADEQUAÇÃO - DECISÃO INTERLOCUTÓRIA. Tratando-se de decisão interlocutória, incabível é o recurso especial, podendo a matéria vir a ser versada quando da manifestação de inconformismo em tal via, relativamente ao julgamento da causa.

(AgR-REspe nº 83371/RN, rel. Min. Marco Aurélio Mello, DJe de 29.11.2012).

Desse modo, tendo em vista que o decisum do TRE/BA contemplou somente questão incidental, o recurso especial interposto unicamente com o escopo ver acolhida integralmente a preliminar de litisconsórcio passivo necessário para obter o reconhecimento da decadência do direito de agir e, via de consequência, o agravo de instrumento são manifestamente incabíveis, porquanto as decisões de natureza interlocutória são irrecorríveis.

Insta ressaltar que essa conclusão não implica qualquer prejuízo ao agravante, uma vez que a matéria ora aduzida poderá ser suscitada por ocasião de eventual interposição de recurso contra a decisão de mérito da ação.

Ante o exposto, nego seguimento ao agravo de instrumento, com base no art. 36, § 6º, do RITSE.

Publique-se.

Brasília/DF, 17 de fevereiro de 2014.



Ministro Dias Toffoli, relator."

Governo suspende reintegração de posse

Uma ordem do Ministério da Justiça suspendeu todas as reintegrações de posse de fazendas na área do conflito entre produtores rurais e supostos "índios". A decisão foi tomada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Eram esperadas reintegrações de 7 fazendas na região da Serra do Padeiro, entre Buerarema e Una. A suspensão ocorreu mesmo depois da chegada de homens da Marinha e do Exército para fazer a segurança. 
Três propriedades seriam reintegradas na última sexta-feira, quando as Forças Armadas já estavam autorizadas a fazer a segurança nos três municípios. Os produtores estão revoltados e ameaçam fazer novos protestos.
A revolta aumentou depois que a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Ilhéus, Una e Buerarema foi comunicada da suspensão das 4 reintegrações previstas para esta quinta.
Seriam reintegradas as fazendas Modelo, Copacabana, Bom Viver e Santa Catarina. 
Na sexta-feira, o assessor da secretaria-geral da Presidência da República, Nilton Godoy, havia prometido aos produtores que as ordens de reintegrações determinadas pela Justiça Federal seriam cumpridas.
A promessa foi feita durante reunião em Ilhéus. Godoy veio ao Sul da Bahia para negociações depois dos confrontos registrados com a morte do líder do Assentamento Ipiranga, no Maroim, em Una. Com informações de "A Região".

19 fevereiro 2014

PM prende traficantes no Pedro Menezes

Por volta das 15hs, uma guarnição da PM, sob comando do Sargento Vitorino, em ronda pelo bairro Pedro Menezes flagrou os meliantes Raildo Menezes dos Santos, 18 anos e Tiago Moreno Lima, 20 anos, em plena atividade à serviço do crime. Raildo é velho conhecido do meio policial, ele já foi conduzido para delegacia local por pelo menos duas outras oportunidades, sendo que em uma delas por suspeita no envolvimento no homicídio de um homem há dois anos atrás, no Sítio Histórico, em outro momento, o meliante também foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas.

O segundo elemento, de pré-nome Tiago é de Aurelino Leal, mas também não é nenhum santo, segundo informações, ele já cumpriu pena no presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, por tráfico de drogas, fato ocorrido na cidade de Itacaré. Os indivíduos foram presos na rua Pedro Menezes, no bairro de mesmo nome, em uma casa de propriedade de um dos acusados. 







Os indivíduos ainda tentaram empreender fuga, mas, foram impedidos pela guarnição que atuou incontinenti a ação dos elementos e os prendeu em flagrante.

Mais notícias: 
Canavieiras: Homem Executado Com 6 Tiros No Gravatá
Canavieiras: Polícia Civil Apreende Menor Infrator

Com os dois bandidos a PM localizou 94 pedras de crack, 78 buchas de maconha, 01 tablete pesando 21 gr. de maconha, aproximadamente 100 gr. de um pó branco, semelhante a cocaína, R$ 144, US$ 5, 01 revolver cal. 32, 06 celulares e alguns outros apetrechos usados no tráfico.

Suspeita-se que a droga apreendida seja de propriedade do bando do marginal conhecido por Índio, que há anos domina aquela região da cidade. Os dois acusados foram apresentados à autoridade policial e aguardam para serem encaminhados ao presídio em Ilhéus.

Tiago e Raildo prontos para a gaiola.

17 fevereiro 2014

Promotoria vai recorrer contra liberação de bebidas alcoólicas em estádios

Promotoria vai recorrer contra liberação de bebidas alcoólicas em estádiosO Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que vai contestar na Justiça a nova lei sancionada pelo Governador Jaques Wagner (PT), que autoriza venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol. O decreto, publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (14), foi assinado a despeito do posicionamento contrário da Polícia Militar da Bahia, que emitiu parecer  por meio do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos, e do próprio MP-BA. O promotor de Justiça Olímpio Campinho afirmou que a nova lei atende aos interesses econômicos das cervejarias, sobretudo o Grupo Petrópolis, que possui exclusividade de venda na Arena Fonte Nova por dez anos. O contrato de “naming rights” foi assinado pelo governo baiano, que recebeu R$ 10 milhões anuais da cervejaria para que o estádio passasse a ter o nome “Itaipava”. Informações da Folha de S. Paulo.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...