17 março 2014

Bahia Já Sofreu 38 Ataques A Caixa Eletrônicos Em 71 Dias



Trinta e oito explosões – esse é o saldo da violência deixada por quadrilhas de arrombamento de caixa eletrônicos na Bahia, só nestes primeiros 71 dias do ano, segundo o Sindicato dos Bancários do Estado. Isso quer dizer que a cada dois dias um caixa eletrônico é explodido na Bahia. Comparando-se ao mesmo período do ano passsado, é o equivalente a um aumento de 171% nas ocorrências, ou seja, definitivamente viramos alvos da bandidagem. Os dados foram registrados até o dia 12 passado. No ano de 2013, até essa data, 14 foi o número de equipamentos explodidos, as regiões mais afetadas foram o sul e sudoeste do estado, do total de ataques, apenas dois foram registrados na capital do estado. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Euclides Neves, o quantitativo de ocorrências é "super elevado": "É preocupante. Há responsabilidade dos bancos, que investem mais em tecnologia para evitar golpes na internet do que em segurança. Já o governo tem que adotar medidas no controle dos explosivos e investir na inteligência para descobrir as quadrilhas que estão agindo", destacou. 
 
Custo-benefício


Coordenador do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), o delegado Rusdenil Franco afirmou que não poderia se manifestar sobre os dados do sindicato. "Não posso comentar sem saber qual o fundamento que eles trabalham", disse.

O delegado, no entanto, não informou, até o fechamento desta edição, os números oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
Para Franco, a situação geográfica favorece as atividades delituosas e que o “efetivo policial é adequado ao número da população”, e segundo ele “os bandidos procuram onde tem o melhor custo-benefício"

Enquanto o delegado Rusdenil afirma que os bancos estão tomando providências para dificultar a ação dos bandidos, o titular da pasta estadual da SSP, Maurício Barbosa, disse, em reunião do programa Pacto pela Vida, na semana passada, “que as instituições financeiras não estão tomando providências para prevenir as explosões”.
Ainda segundo o secretário, esse tipo de crime começou a ser mais executado na Bahia, a cerca de quatro anos, principalmente devido as facilidades de acesso durante as madrugadas e que 75% dos ataques promovidos no estado, tem a autoria de três ou quatro quadrilhas.
Diante das críticas, a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) informou que já foram investidos cerca de R$ 9 bilhões em dez anos e diz mais "É necessário impedir que os bandidos tenham acesso fácil a explosivos, como vem acontecendo há três anos, e desbaratar quadrilhas com ações de inteligência", ressaltou a entidade nacional. Em outras palavras é um jogando a culpa no outro.

Fonte: A Tarde
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui manifestados são de única e exclusiva responsabilidade de quem os escreveu, Vedado o anonimato e NÃO representam a opinião do blog do sargento. A liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Federal, exerça-o com prudência e respeito.

Destaque

Condenação por Duplo Homicídio em Canavieiras: Crime Ligado a Discussão Sobre Futebol

Veredicto do Caso do Duplo Homicídio em Canavieiras Um dos acusados pelo assassinato a tiros de um casal em Canavieiras, Bahia, foi condenad...